Afinal, o que é “ser um líder”?

halya-como-ser-lider

Você vai encontrar um milhão de textos sobre liderança. E não sou inocente de achar que este será o melhor deles. Não será. Até porque, saber que não somos os melhores do mundo em nada (ainda que sejamos bastante reconhecidos eventualmente) é parte do perfil dos bons líderes. Mas será um texto que valerá ser considerado, por condensar práticas reais, pessoais e aprovadas na gestão de pessoas.

Chefe? Pense de novo.

Para começo de conversa, liderança não vem atrelada a cargo de gestão. Você pode ser um líder político, ideológico ou cultural no seu dia a dia, sem ter nenhuma posição concreta de chefia. Um líder é alguém que influencia, motiva, capacita, estimula… E isso não depende de um nome na carteira de trabalho. Pode ser que você tenha essas características e é mais que bom fazer uso delas mesmo não sendo “formalmente requisitadas”. O apreço das pessoas, o carinho, o aprendizado que você mesmo tira serão automaticamente compensadores.

Além disso, mesmo que consideremos as posições de hierarquia, ser chefe não significa ser líder. Um chefe é alguém com autonomia sobre uma equipe. Pode normalmente demitir, contratar, avaliar, estimular OU NÃO, dar exemplo OU NÃO, estar presente OU NÃO, ser participativo OU NÃO… Enquanto um líder tem em si o hábito de ser conectado e integrado à sua equipe, conduzindo-a para o próximo nível.

Um líder se importa. Ele trabalha também em prol das pessoas. Por mais focado que seja nos resultados, preserva o fator humano. E mais que isso: considera a vontade de cada colaborador em sua equipe, para que todos se desenvolvam na mesma direção, mesmo que individualmente. O líder respeita as diferenças e unifica o caminho! E essa é provavelmente sua maior distinção de quem apenas visa o cargo (ou o salário) de chefia.

Se você gosta 100% de ser líder, está fazendo isso errado!

Outro ponto bastante importante de reforçar. Um líder pode sentir orgulho da sua equipe e muitas outras emoções positivas por estar à frente de um grupo de pessoas, ajudando a construir suas histórias profissionais. Mas dificilmente vai gostar 100% de ser líder! Por quê? Porque também é responsável por coisas muito difíceis.

O líder precisa “pegar no calo”, às vezes se afastar, às vezes “ficar em cima”… Lidar (com  MUITO tato) com os acontecimentos pessoais da equipe, entendendo quando cobrar o máximo de cada um e quando ser um suporte. O líder precisa compreender quando um profissional já não se conecta mais com a equipe e desligá-lo com dignidade. E isso é só um apanhado de exemplos…

As tarefas de liderança não são nada fáceis. Exigem energia, muitas vezes sugadas a tal ponto que não sobra nem para sua própria vida pessoal. Exigem disciplina, porque se o líder não for o próprio exemplo do que prega, perde totalmente a credibilidade. Exigem cumplicidade, porque representam a empresa para a equipe e a equipe para a empresa. E contínuo desenvolvimento para entender como se tornar cada vez mais referencial.

E como ser um melhor líder? A lista de respostas é infinita. O importante é que cada colaborador leve algo de bom para toda a vida e não só aquele projeto. Isso sim é uma lição que marca, edifica e fortalece uma equipe. Mas as formas de chegar nisso são as mais variadas possíveis. Compartilharei os meus aprendizados no próximo post!

Nota: “líder” foi escrito no masculino simplesmente por uma convenção gramatical. Na Halya, entendemos o poder das mulheres em cargos de liderança, e quantas delas são fantásticas fazendo isso. Pode parecer bobagem, mas queremos reforçar a importância da igualdade no mercado de trabalho e em todos os níveis sociais, sempre.

Escrito por Danniela Karam

Comunicóloga, especialista em Branding e eterna entusiasta da Neurociência e comportamento humano. Apaixonada pela história de cada pessoa e cada marca, co-fundou a Halya. É filha, mãe, esposa, viajante, escritora e mais alguma coisa nova que descobre a cada dia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s