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Então você decidiu começar seu próprio negócio. Planejou uma transição de carreira, conceituou a sua marca e a registrou devidamente. Chegou a hora de refletir sobre o seu conteúdo e entender como mostrá-lo para o mundo!

A palavra, por si só, determina sua função: “aquilo que ocupa, total ou parcialmente, o espaço de algo”. Começando pela dimensão mais ampla, podemos enxergar conteúdo como tudo o que você tem para oferecer. Qual é a sua expertise? Quais conhecimentos e habilidades você adquiriu e acumulou durante a sua experiência no mercado de trabalho e formação, caso você tenha uma? O que preenche o seu próprio espaço profissional?

Imaginemos que você seja um excelente artesão e, finalmente, decidiu levar esse antigo hobby a sério para vender o seu trabalho. Seu conteúdo é o conceito artístico, a técnica manual, aquele detalhe só seu que diferencia a sua peça de todas as outras. Ele se compõe por todo o valor que você pode agregar ao ambiente, à pessoa que comprar seu produto e até a própria Arte. E o melhor de tudo: é espontâneo, único, resultado de toda a sua história de vida.

Inspirado? Já entendeu a dimensão do seu “ouro bruto”? Vamos aprender como lapidá-lo na dimensão mais “parcial”, a favor do seu projeto.

“Conteúdo é rei”… de quê?

Voltando duas casas: em 1996, Bill Gates (talvez você já tenha ouvido falar dele… o fundador de uma tal Microsoft) fez a célebre afirmação que intitula esse tópico. Mas qual seria o reino?

Nem precisa escolher um aí na sua cabeça: existem vários! A principal característica do conteúdo é que ele não possui um único formato: pode ser transformado em qualquer material, de acordo com as suas necessidades. Portanto, é multipotencial.

Isso significa que ele pode servir para múltiplos papéis: contar uma história com o bom e velho storytelling, comunicar uma proposta institucional, apresentar uma campanha publicitária, compartilhar uma notícia da sua área de atuação ou até mesmo descrever um serviço.

Justamente por ser essencial para tantas mensagens diferentes, é importante que você desenvolva, desde o início do seu empreendimento, uma estratégia de conteúdo sólida e coerente que respeite as características dos diferentes gêneros textuais e as premissas de cada iniciativa de marketing.

Compondo o seu site

Engana-se quem pensa que estratégia de conteúdo é simplesmente escolher um tema e fazer “textão”. Claro, isso integra o processo. Mas o trabalho começa bem antes: na própria elaboração do site da sua marca.

Veja bem: você vai escolher um domínio com as palavras-chave ideais. Contratar uma plataforma. Produzir um banner atrativo e comunicativo, com as cores da sua paleta. E…o que mais? Não pode ser só isso, certo?

O conteúdo entra em ação na sua página institucional, geralmente chamada de “Sobre” ou “Quem somos”. Para ela, será necessário produzir um texto apresentando os elementos da sua conceituação, a sua razão de existir e os valores que compõem a sua cultura.

Em outro ambiente do site, existirá a descrição do seu trabalho ou produto. Além de contar com a adjetivação correta, esse conteúdo poderá usar técnicas de copywriting para valorizar gatilhos mentais de percepção (lembra-se da neurociência?) e SEO para ser mais facilmente encontrado em mecanismos de busca.

Caso o seu site seja também um e-commerce (loja virtual), precisará contar com uma página de política de troca. Eis outro material que precisará ser escrito, formatado e editado de acordo com o modelo do mercado e respeitando determinadas legislações.

É importante, também, definir o caminho que o visitante do seu site deverá percorrer para encontrar todas essas informações: depois de produzir o material das páginas internas, volte à sua página inicial para entender como priorizá-los e utilize técnicas de UX Writing para preencher o espaço dela conectando e mapeando todo  o resto!

Alimentando seus canais digitais

Site pronto para ir ao ar? Agora, sim, vamos para o marketing de conteúdo. O Brasil é um dos países que mais utilizam redes sociais, portanto torna-se indispensável criar o perfil da sua marca em uma ou mais delas. A escolha vai depender do posicionamento definido para o seu público-alvo: nem toda empresa precisa estar em todas as mídias.

O ideal é produzir descritivos, definir linhas editoriais e elaborar calendários de publicação para cada canal, respeitando os formatos: discussões curtas no Twitter, legendas engajadoras no Instagram e chamadas convidativas no Facebook, por exemplo.

Além de levarem os interessados em seu produto até o seu site, as redes sociais podem fazer uma segunda ponte: a do seu blog ou canal no YouTube. Investir na produção de artigos, e-books ou vídeos relevantes para o seu consumidor demonstra domínio em sua área de atuação, gerando maior credibilidade. E tem potencial de aumentar suas vendas em até 126%, de acordo com uma pesquisa da Digital Marketing Philippines.

O conteúdo pode existir, ainda, em formato de e-mail. Cada vez mais empresas têm investido em newsletters recorrentes que apresentem seus lançamentos e campanhas ou ofereçam promoções, brindes e outros benefícios exclusivos para assinantes.

E com o negócio um pouco mais estruturado, vale a pena investir em material para a imprensa, comunicando o mercado sobre as atualizações da sua proposta e a evolução da sua marca.

Preparado?

Espero que você tenha se animado com tudo o que o conteúdo pode fazer por você e pelo seu projeto. Voltando ao exemplo do artesão: é possível destacar os diferenciais artísticos no site, inspirar a criatividade dos seus consumidores nas redes sociais e ainda mostrar ideias de como usar cada produto no blog. Divida seu conhecimento com as pessoas e veja o resultado!

Com a palavra-chave, Luane Silvestre:

LUANEPARAHALYA

Co-fundadora da Halya, que segue a máxima “é tudo sobre pessoas”. Licenciada em Letras e pós-graduada em Marketing, com formações complementares em Informática – Programação para Desktop, Big Data – Visualização de Dados e Antropologia do Consumo – Consumers Insights. Tenho experiência como docente, palestrante, editora e gerente de conteúdo.

Site: www.halya.com.brLinkedIn: Luane Silvestre
E-mail: luane@halya.com.br

 

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