[Halya] blogpost

Moda – o segmento campeão do e-commerce. Vendas – o objetivo principal de todo varejista, dentro e fora da internet. Para abrir a segunda edição do projeto Palavra-chave da forma mais especial possível, conversamos com Ale Moraes, especialista em ambos os tópicos que hoje oferece diversos conteúdos no Venda Moda Online, plataforma com mais de 6000 alunos matriculados em todo o Brasil.

Mas não foi sempre esse o seu foco. Com uma trajetória multipotencial, ela é o exemplo de que toda experiência agrega prática à teoria:

“Na verdade eu sou bióloga e tenho mestrado em genética humana. Desde criança trabalhei na empresa do meu pai, um atacadista no segmento agropecuário. Depois de adulta, fiquei por 15 anos na empresa com a função de diretora do negócio, então tive um aprendizado em gestão extremamente prático e aplicado. Fiz MBA em Gestão Empresarial na FGV.

Quando tive meu segundo filho fiquei com vontade de me dedicar integralmente à função de mãe, e vi uma oportunidade de continuar trabalhando de casa, vendendo roupas através do Instagram e WhatsApp. Deu tão certo que em menos de 30 dias eu já tinha vendido todo o meu estoque inicial e estava com lucro na empresa.

Conheci a Ana Tex nessa época e ao contar pra ela o que eu estava fazendo, ela me disse: ‘Ale, você tem um método. Precisamos ensinar isso para mais pessoas que querem ter um negócio online de moda de sucesso. Vamos criar um curso online.’ Desde então já são mais de 6000 alunos em todo o Brasil com resultados incríveis vendendo online.”

Onde mora o conteúdo?

Ale já começa com uma lição valiosa para quem investe em conteúdo digital: explorar diferentes canais e formatos. Afinal, as plataformas estão em constante mudança e, ao investir em uma única rede social, por exemplo, corre-se o risco de estar constantemente cedendo às novas regras dos algoritmos enquanto se exclui o consumidor que aprende por outros meios:

“Acredito e ensino que não devemos nunca colocar nossos ovos em uma cesta só, até porque o Instagram não é de minha propriedade e não tenho controle algum sobre ele. Me concentrei no Instagram e no WhatsApp porque para o mercado de venda de moda é onde a grande maioria das pessoas está, e ainda conseguem resultados de forma orgânica. Mas mantenho ainda perfis no Facebook e no YouTube, além de ter meu próprio blog como fonte de conteúdo e uma grande lista de emails que uso em meu e-mail marketing.”

Como produzir um volume tão grande de informações, de forma que o público continue sendo informado e saiba exatamente como acessar o que precisa em cada momento? A especialista recomenda um entendimento geral do tema a ser abordado, seguido por um aprofundamento nas pautas de maior relevância:

“Hoje eu já tenho 12 treinamentos, mas comecei apenas com o Fashionmídias. Ele é bem extenso, eu brinco que é uma pós-graduação em gestão e marketing digital para moda. A ementa dele foi desenvolvida com base no que eu apliquei na minha loja online, seguindo uma linha bem didática dos passos que são executados desde a criação do negócio. Mas ao longo dos últimos anos percebi que as pessoas tinham demandas por temas mais específicos, então fui criando cursos menores e mais focados em uma única transformação. Por exemplo, tenho um curso que ensina tudo sobre logística e embalagens, tenho outro ensinando os passos para ativar a sacolinha de compras do Instagram.”

Outra boa prática é sair do óbvio e pensar em funções múltiplas para cada ferramenta. Não se trata apenas de ganhar engajamento e colecionar seguidores, mas também aprofundar-se no estudo e na experiência do público:

“As novas funções do Instagram como Instagram Shopping, Stories, enquetes e caixinha de perguntas aproximam muito o público da audiência, e dessa forma a taxa de conversão é bem expressiva. Hoje a rede tem ferramentas de pesquisa muito eficientes, gratuitas e com respostas quase que imediatas. Uma simples enquete pode te direcionar sobre qual conteúdo o seu público mais gosta.

No WhatsApp, sou bem avessa aos grupos; acho a maioria deles invasiva e sem foco, o que acaba dispersando a audiência e se tornando mais um incômodo do que uma forma bacana de interação. O que eu uso diariamente são listas de transmissão. Envio mensagens de forma individual, e dessa forma consigo interagir também de forma individual quando os seguidores respondem aos meus conteúdos.”

Ale reforça ainda que, embora seja possível “dar conta de tudo” com muita organização, é importante que esse “tudo” esteja trazendo resultados. Fazer um formato apenas porque todo mundo está fazendo, em sua opinião, pode se tornar uma perda de tempo e energia.

A moda como nicho

Já permeamos os desafios principais de quem decide produzir conteúdo digital. Mas será que escolher um nicho para vender facilita ou dificulta o processo?

“Quando você atua em um nicho de mercado, especialmente se existe alguma demanda mal atendida ou alguma dor naquele nicho, é muito mais fácil se destacar e se tornar uma referência no mercado. Dessa forma há uma diferenciação e você para de ficar na briga por quem vende mais barato, agrega valor à sua marca!” – anima a especialista.

Certo! Mas então, falando especificamente de moda (que é o maior segmento do e-commerce), quais são as melhores práticas? Como um lojista pode potencializar seu faturamento através do post de cada dia?

“Esse empreendedor precisa ter um conhecimento profundo da sua persona e do seu público-alvo. A partir daí, para se destacar, é preciso dar destaque a conteúdos que quebrem as objeções desse público-alvo.

Nas vendas online, à distância, a insegurança na hora da compra é enorme, então é importante mostrar o caimento das peças, o acabamento, vestir os looks e apontar detalhes como: o tecido marca? Fica transparente? Tem elastano? É possível fazer a barra? Amarrota ao longo do dia? Se não servir, posso trocar? Aqui são apenas alguns exemplos para ilustrar…

Além disso, é importante ter fotos de qualidade, com foco no produto, uma timeline minimamente organizada e, se possível, buscar nano e micro influenciadoras da sua região, para que mostrem a loja, façam looks no provador, levem o produto para uma rotina similar à rotina do público-alvo. Parece muita coisa mas é mais simples do que podem imaginar. A palavra-chave é foco!”

Sempre preocupada com a qualidade do que é postado, porém, Ale defende que seu foco é gerar valor – as vendas são consequência. Em suas palavras, a razão da existência de qualquer negócio é servir o cliente. E não é diferente com a produção de conteúdo.

O verdadeiro propósito

Além de dominar as pautas que ensina, Ale é uma pessoa extremamente carismática. Isso se prova pelo rico diálogo que acontece em suas aparições – das lives aos eventos presenciais.

E a própria confirma o que já suspeitávamos: existe uma dedicação especial à troca com o público, que não apenas gera insights para novos materiais mas também valida seu trabalho da forma mais significativa possível:

“Eu sou muito próxima da minha audiência! Apesar de hoje ter uma equipe que me ajuda no suporte aos alunos e respondendo algumas dúvidas nas redes sociais, eu ainda faço questão de estar muito presente, eu mesma respondo às direct messages, aos e-mails. Me demanda bastante tempo, mas foi a forma que encontrei de estar sempre perto do meu público, de entendê-lo cada vez melhor, o que me permite criar conteúdos cada vez mais assertivos.

Então isso faz com que haja muita proximidade… tenho seguidoras mais ativas que já se tornaram amigas! Conversamos no Direct do Instagram como se nos conhecêssemos pessoalmente, e quando tenho a oportunidade de palestrar presencialmente, é uma choradeira só quando encontro as seguidoras e alunas! É muito amor envolvido…”

Com a palavra-chave, Ale Moraes:

alemoraes

Ale Moraes ajuda empreendedores do segmento de moda a vender todos os dias com conteúdos em gestão e marketing digital. Autora de treinamentos como Mais Seguidores de Moda, Mais Clientes de Moda, IGTV para Venda de Moda, Embalando seu Sucesso e Fashionmidias, tem mais de 6000 alunos matriculados em todo o Brasil.

Site: www.vendamodaonline.com.br
Instagram: @alemoraes.mktdigitalFacebook: Fashionmidias | YouTube: Venda Moda Online

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