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Você pode tê-lo visto em um evento, no Instagram ou um grande programa de televisão –  e se vive de comércio eletrônico, é quase impossível não saber de quem se trata. Afinal, Alfredo Soares, autor do best-seller Bora Vender, head global da Vtex SMB e multiempreendedor está realmente em todo lugar. Mas será essa a chave do sucesso do conteúdo compartilhado em sua obra? Ele mesmo explica em uma conversa descontraída e cheia de dicas que trazemos agora.

#BoraVender

Para quem não conhece, o movimento Bora Vender começou de um grupo de Facebook que se tornou uma camiseta de evento e depois virou uma assinatura da comunidade. Mas foi só ao assumir a Loja Integrada  que Alfredo percebeu a força daquela mensagem e o quanto poderia impactar as pessoas. O empreendedor enxergou um espaço para reforçar um dos seus maiores aprendizados: “vender não é trocar produtos e serviços por dinheiro. Vender é resolver problema. As pessoas focam no ‘vender’, mas a grande força do movimento está no ‘bora’.”

Alfredo tem bastante background para garantir isso. Afinal, ele já vendeu serviços, empresas e agora seu próprio livro. E acredita que não há diferença na forma de vender distintos conteúdos ou materiais, basta se alinhar ao comprador do outro lado: “vender é encantamento. Por isso, é importante criar coincidências, alinhar os interesses e, principalmente, fazer a gestão da expectativa que ambos os lados têm na aquisição de alguma coisa.” 

Lançamento do livro

Foi com base nessa experiência que o empreendedor transformou seus próprios aprendizados no livro que está ganhando o Brasil. Mas será que tudo que temos a oferecer deve mesmo ser vendido? Perguntamos ao autor como ele fez a curadoria de tantas dicas e conselhos para formatar uma única obra. Ele conta que a participação da Editora Gente foi bastante importante no processo, fazendo-o entender a própria história e em que momento valia começar a compartilhar, quando entrar em detalhes técnicos, quando abrir as táticas, e aí por diante.

A construção da obra a quatro mãos reforça um conselho importante para quem quer obter sucesso com seu conteúdo: parcerias fortes, que adentrem em seu produto ou marca, e curadoria do que realmente pode causar efeito na vida dos compradores.

Falando neles, o livro Bora Vender já entrou pra lista de best-sellers nacionais, e os feedbacks não param de chegar. Para Alfredo, esse retorno a respeito dos produtos e marcas é essencial para quem quer empreender e deve ser aproveitado como oportunidade de aprendizado e até de novas maneiras de explorar seu negócio:

“As mensagens das pessoas não só me inspiram e me ensinam, mas também me motivam e servem de energia diária. O livro Bora Vender mudou minha vida. Era uma vida antes e outra depois de ter um livro. São mais de 60 mil cópias vendidas, com previsão de mais 100 mil cópias para abril de 2020. Essa data vai coincidir com a comemoração de 1 ano do livro no Vtex Day, que certamente terá um capítulo adicional que vamos acrescentar até lá.”

O autor afirma que a troca e o compartilhamento são a grande chave. Talvez por isso ele não se importe de mostrar os bastidores de sua vida continuamente em suas redes sociais: viagens, agenda, projetos… E apesar de o livro ter contado com ajuda de um coautor e uma escritora (que ajudou a transcrever tudo que ele queria compartilhar), o empreendedor viajou para Cambridge no final do processo para se reservar um pouco e garantir a conclusão do livro. Isso mostra que, apesar da venda exigir bastante troca, para garantir a qualidade do que se vai vender também é necessário pensar, preparar, planejar e se concentrar. Afinal, sem um bom produto, o ato de vender não teria valor.

Esse foco na qualidade do material fez com que o livro já fosse dado por gestores para suas equipes, mostrado em programas de grade nacional da televisão e lido até por crianças. Alfredo foi surpreendido pela velocidade do impacto da obra, mas conta sobre a importância de ter uma estratégia para todo conteúdo que se quer vender:

“As parcerias dentro do livro, a capa, a tipografia… Tudo foi feito para mostrar que o livro é para todo mundo. Eu fui pego de surpresa em algumas coisas, mas eu ensino no livro que é preciso entender bem as coisas para acelerar nas oportunidades e escalá-las rapidamente.”

Uma questão de timing

E com um mundo tão veloz, é essencial saber quando agir. Alfredo encerra o papo com uma dica crucial para quem gera conteúdo (e para todos os demais, também):

“É essencial que seu público tenha a capacidade de aprender e executar. Só consumir conteúdo, seja vídeo ou livro, não vai fazer ninguém ter um resultado diferente. Um conteúdo só tem validade quando é possível executar e transformar o que foi aprendido em habilidade tática. Essa é minha última dica para todo mundo.”

Então, deixamos a pergunta: seu conteúdo tem sido relevante para que seus consumidores possam tomar ações reais? Possam sentir emoções verdadeiras? Criar conexões fortes? Se precisar de alguma outra dica, aproveite para ver os outros artigos do projeto Palavra-Chave da Halya e comprar o livro Bora Vender. Afinal, a informação já está aí: bora usar! 

Com a palavra-chave, Alfredo Soares:

Alfredo-Bio-2

Sócio da Vtex e head global SMB, também fundador da Loja Integrada – uma plataforma que oferece recursos para a criação de lojas virtuais e se tornou uma das maiores plataformas gratuitas e a mais popular do Brasil. Eleito Empreendedor do ano 2019 – Prêmio Inovação Digital da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Autor do best-seller Bora Vender, publicado pela Editora Gente em 2019.

Site: www.alfredosoares.com.br | Instagram: @alfredosoares

Um agradecimento especial à Yara Rocca, que possibilitou a realização dessa entrevista.

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