Trabalhando de casa: como se ajustar à nova dinâmica?

dicas-trabalhar-remoto-casa-homeoffice

[Nota: este post foi escrito em meio à pandemia do COVID-19, quando muitos países, incluindo o Brasil, adotaram medidas de isolamento social e operações à distância. Se você está lendo no futuro, esperamos que as dicas ainda possam ser úteis!]

Sempre dizemos na Halya que o trabalho remoto não é um benefício e sim uma filosofia corporativa, e muitos estão percebendo isso na prática devido à situação de saúde pública atual.

Como tirar melhor proveito dessa alternativa, se essa é a sua primeira vez trabalhando home-office? Separamos algumas dicas essenciais:

Crie seu “escritório em casa”

Basta separar uma mesa e uma cadeira confortável para chamar de seus. E não precisa de glamour. Se você tem só uma mesa em casa, já vale.

Apenas escolha um cantinho onde você possa manter seus materiais de trabalho e “se desconectar” após o expediente. Não vale cama e nem sofá, porque por mais que pareçam confortáveis, são menos ergonômicos e, principalmente, podem impactar sua produtividade e motivação.

Crie regras com as crianças e demais moradores

Especialmente para quem tem filhos em casa, essa nova rotina pode ser desafiadora. Então, a melhor forma é envolvê-los nessa situação: faça um desenho, uma “portinha” ou algum elemento lúdico que mostre para os pequenos que, ali no seu espaço de trabalho, eles não podem mexer.

Em relação aos “grandinhos”: explicar como seu trabalho funciona e quando você pode precisar de ajuda para se concentrar e trabalhar é a melhor forma de ter todos a bordo. Combine horários para refeições e lazer, peça que alguém assuma o telefone da casa, distribua pequenas tarefas. Ajuda muito.

Chame sua equipe exatamente como faria no ambiente de trabalho

Se você atingiu um ponto da tarefa onde teria levantado e ido até a mesa de um colaborador, um parceiro ou um gestor, faça a mesmíssima coisa online. Chame em um chat ou uma conferência e exponha seu caso.

Mesmo a hora do cafezinho pode fazer parte disso: conecte-se com um colega, mantenham-se juntos. Afinal, estão todos ali. Só que de longe…

Mantenha seu horário de trabalho – e de pausas

Coloque despertador, troque de roupa, comece a trabalhar na faixa de horário de sempre. Pause na faixa de horário de sempre. E retome na faixa de horário de sempre. Isso não só ajuda a manter o ritmo como, principalmente, contribui para que seu cérebro não se perca totalmente quando a situação normalizar.

Vale aproveitar o almoço em família? Sim! Mas não espere que os limites venham dos outros. Você precisa dizer quando é hora de voltar à ativa. O mesmo para seus colegas: sinalize quando vai se afastar do computador e quando está encerrando, assim ninguém te procura fora de hora.

Reforce a organização

Estamos em um momento em que precisamos parar o que estamos fazendo para acompanhar notícias, situação dos nossos familiares e os movimentos do nosso setor. Mesmo os mais organizados estão se perdendo.

Deixe um papel e uma caneta ao seu lado, anote o que está pendente e separe também ideias e pensamentos que precisam se retomados depois. Faça uma listinha separada das coisas pessoais e utilize os momentos de pausa para dar andamento nisso. E, claro: permita-se ser flexível, reorganizar e errar.

Se você tiver qualquer dúvida a respeito de como lidar melhor com esse cenário, mande uma mensagem para a gente. Teremos prazer em contribuir de algum modo. E, nos próximos posts, falaremos de algumas ferramentas e pontos de avaliação que podem te ajudar nesse momento. Vamos juntos – mesmo que separados. Cuide-se!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s