Como saber se o trabalho remoto está fluindo bem?

metricas-trabalho-remoto-homeoffice

[Nota: este post foi escrito em meio à pandemia do COVID-19, quando muitos países, incluindo o Brasil, adotaram medidas de isolamento social e operações à distância. Se você está lendo no futuro, esperamos que as dicas ainda possam ser úteis!]

Tem dificuldades de saber se o trabalho remoto está funcionando para você e sua equipe? A gente compartilha algumas das nossas métricas aqui para você implementar no seu dia a dia.

Vale reforçar que estamos em um momento de saúde pública em que todos os resultados serão impactados, e a reavaliação de algumas situações é mais do que bem-vinda. Mas, para que tudo não saia completamente dos trilhos, eis alguns pontos que você pode monitorar:

Prazos de projetos

É natural que os prazos sejam comprometidos em fases críticas como a atual, por inúmeros motivos. Mas você tem conseguido dar continuidade aos projetos em aberto? Pelo menos as tarefas programadas para o dia estão sendo entregues?

Acompanhe sempre a evolução a curto prazo dos seus processos – não espere uma semana para saber o que está caminhando dentro do previsto ou não. Em ferramentas como o Trello e o Asana, que indicamos no post anterior, você consegue avaliar isso de maneira bem visual.

Tempo de resposta

A partir do momento em que seu cliente ou algum colega de trabalho entra em contato com você, quantos minutos ou horas são necessários para que você responda com todas as informações necessárias?

Tentar sempre monitorar e minimizar o seu tempo de resposta é importante para entender se o seu trabalho está evoluindo com o passar dos dias, se há alguma outra forma de agilizar a comunicação ou se você está, simplesmente, sobrecarregado.

Índice de qualidade e satisfação

Como seus clientes têm reagido aos contatos? Se você não conta com ferramentas que servem especialmente para essa análise, uma simples pesquisa ou análise básica já podem ajudar. Os clientes e gestores estão contentes com seu suporte? Têm mandado mensagens positivas? Estão desconfortáveis?

Perguntas como “consegui te ajudar” ou “tem algo mais que eu possa fazer?”, além de demonstrar interesse genuíno em receber feedback, criam uma boa abertura para discutir e alinhar as expectativas com as entregas.

Comprometimento dos colaboradores

Você tem medo que sua equipe “pare de produzir”? Vamos do começo: todos podem render menos em uma situação crítica como a atual. Afinal, a prioridade de todo o planeta não está na super entrega, e sim no cuidado com o próximo e na minimização dos prejuízos. Então, se você tem uma equipe que está se conectando e fazendo esforços para colaborar, já tem motivos de comemoração.

Uma dica é elaborar documentos em conjunto com seu time para definir quais os desafios do momento e todos estarem cientes do que precisam fazer. E, como gestor ou profissional de Recursos Humanos, você tem a responsabilidade extra de garantir que seus colaboradores estejam seguros em relação à dinâmica de trabalho, identificar suas dificuldades e receios e buscar constantemente medidas que tornem cada pessoa mais confortável.

Vendas

O número de vendas é sempre a principal métrica que acompanhamos. Mas, novamente: nesse período de calamidade, todos vamos sofrer impactos.

Se você está conseguindo parcelar pagamentos, estender o prazo de uso/entrega dos seus produtos e serviços e manter uma fonte de renda ativa, já é um bom ritmo. Procure mudar um pouco a forma de interpretar esses dados, tente manter a calma e não tome decisões de grande escala agora.

Se você tiver alguma outra circunstância do trabalho que precise avaliar, fale com a gente e vamos pensar em uma métrica ainda mais personalizada. Acima de tudo, mantenha-se positivo, afinal, o melhor resultado é a saúde física e mental em sua melhor forma possível.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s